domingo, 23 de fevereiro de 2020

Desigualdade Social Tem Cura.


                Que é uma doença, uma anomalia na vida comunitária, nos parece impossível negar, sua gravidade no atual mundo globalizado é alarmante, exigindo prioridade total no seu combate sob risco de assim não o fazendo perecermos como humanidade e natureza.

                O que mais entristece é que possuímos todas as ferramentas á mão, isto é, temos conhecimento e tecnologia suficiente e em crescimento para vivermos uma humanidade de bem estar, nos falta vontade política.

                O que marca nosso tempo é o consumo não sustentável e o consequente desperdício, milhares de horas de trabalho são jogadas no lixo por nada acrescerem ao ser humano, toneladas de alimentos são dispensadas por erro de educação e angústia existencial, a terra tem sido constantemente maltratada por ganância acumulativa que a destrói e envenena.

                O direito do homem á dignidade pode ser facilmente resolvido por um tripé simples educação, saúde e renda universais de qualidade acrescidos de uma mentalidade voltada a cooperação e não a competição o que nos levaria a paz mundial.

                Trabalhamos sempre com a teoria da escassez o que não passa de uma história inventada para forçar mecanismos de acumulação, e estamos vendo a quantidade de riqueza que poucos acumulam e que tem como contrapartida a miséria global da maioria.

                Este acumular de riquezas causa um enorme desperdício em segurança tanto individual como nas organizações, mais ainda nas nações, manter o desequilíbrio cobra vultosos investimentos na violência.

                Se somarem todos os investimentos feitos em armamentos e homens das nações já teríamos receita suficiente para cumprirmos os requisitos necessários para construir uma humanidade de bem estar.

                Se somarmos todos os investimentos feitos em controles burocráticos de pedaços de terra cercados pelo espírito competitivo entre homens e nações outro tanto teríamos de recursos a somar em benefício de todos.

                Em outras palavras não há impossibilidade de construir uma sociedade sem desigualdade social, o que necessitamos é tão somente reconstruirmos nossa maneira de pensar orientando-a a paz que só pode acontecer via colaboração e não competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário