A
Educação não sendo gratuita e universal comporta-se como um aparelho de
manutenção e ampliação das desigualdades, infelizmente hoje faz este trabalho
muito bem, preparando quem manda e quem obedece como instrumento do poder,
separa os serem humanos em castas de uma pirâmide social onde sua grande base
está condenada a vegetar e excluindo seu topo os outros destinados ao
analfabetismo funcional.
Uma
grande reengenharia deve ser realizada em seus métodos, a grande vocação do ser
humano é a descoberta temos que criar mecanismos que a favoreça, muito mais que
acumular conteúdos ajudar a localiza-los bem como certificar suas fontes, incentivar a análise critica mostrando sua
diversidade, em suma oportunizar a construção própria do ser humano nos tempos
de cada um.
Obvio
sempre respeitando que todos participem, em suas melhores condições de saúde e dignamente servidos em suas necessidades mínimas,
este processo deve realizar-se de modo continuado do nascimento a morte assim
amparando o homem em todo seu ciclo de vida que é um processo continuo de
descobrir a si e a natureza que o cerca.
A
universalidade desta educação qualificada (independente de credo, gênero, raça e
situação econômico/social) associada ao espírito de criar condições para o
livre pensar é o primeiro passo para desmontarmos a nefasta meritocracia para
desiguais hoje estabelecida na nossa sociedade onde os privilégios separam uma
minoria da maioria construindo um mundo de castras pré-definidas.
Caso
não se mude o processo educacional continuaremos a travar o conhecimento na
humanidade, manteremos nossos mecanismos de construção de robôs de carne e osso
destinados a serem peças de uma engrenagem e não construtores de um coletivo melhor.
Com
o foco na descoberta favoreceremos a substituição do espírito competitivo, grande
desperdiçador de esforços, pelo cooperativo agregador de dedicações, além de
produzirmos mais, pois não gastamos trabalho no próprio ato de competir, teremos
como consequência mentes mais saudáveis libertas dos transtornos gerados pelo
stress das comparações.
À
medida que conseguirmos criar juntos este modelo de reconstrução da educação
inclusiva, diminuiremos em muito as desigualdades, encontrando mais harmonia e nos
aproximando da paz universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário